Twitter response:

Porco Bolo – Bolo de Chocolate

Delicioso porém terrível, todos sabemos que o bolo de chocolate é uma grande preferência entre as crianças e nas festas infantis. Em sua aparência inocente escondem-se igredientes que fazem muito mal para a nutrição infantil e adulta.

O chocolate usado, em sua maioria, são produtos industrializados que não possuem nenhum valor nutritivo além de conterem aditivos químicos que, com o uso prolongado, podem causar sérios problemas como diabetes. Por trás de seu sabor há igredientes que causam vício, contendo gordura, açúcar e estimulantes (cafeína).

Em geral, os chocolates são 8% compostos de proteínas, 60% de carboidratos e 30% de gorduras. Este teor de gordura é altíssimo, muito maior que o da grande maioria dos alimentos. Por ser tão gorduroso, torna-se um perigo para aqueles propensos à acne: o chocolate propicia inflamações na pele, que originam as espinhas. Sem falar do açúcar em sua composição, algo que já falamos bastante por aqui e algo que deve ser evitado à todos os custos.

Ainda na receita temos a farinha de trigo refinada que pode elevar a glicose de maneira rápida, é pobre em fibras e em nutrientes e por isso não garantem boa nutrição. Além disso os produtos com trigo contém uma proteína chamada glúten que também traz prejuízos ao nosso organismo. Por ser de difícil digestão, pode estimular reações do sistema imune que poderão desencadear vários sintomas no organismo.

Além da doença celíaca, pode ocorrer sensibilidade ao glúten, gerando sintomas como: constipação alternando com diarréia, cólicas e distensão abdominal, dores articulares (artrite, artrose) e musculares, inchaços, pele seca, grande queda de cabelos, hiperatividade, distúrbio de concentração. Estudos demonstram que o consumo excessivo de glúten pode levar ao desenvolvimento de vícios alimentares e agressão às vilosidades intestinais.

Evite ao máximo a ingestão desse vilão da saúde e opte por opções mais saudáveis.

Veja uma simples forma de gastar as calorias ingeridas em excesso:

PORCO BOLO - Bolo de Chocolate
PORCO BOLO - Bolo de Chocolate
Clínica Patricia Haiat Sobre Blog

Clínica Patricia Davidson Haiat

Bruna Albuquerque – Nutricionista Materno-Infantil

Veja todos os posts da Clínica Patricia Davidson Haiat, clique aqui.

Deixe um comentário!