Twitter response:

Oswald – Bala de Goma

Conheça o GUMMY OSWALD! O ardiloso vilão feito de BALA GUMMY!

O que pode haver de errado numa pequenina, colorida e simples bala de goma? Esse é um exemplo de caso em que tamanho não é documento e, muito menos, qualidade quando se trata de nutrição e saúde.

As conhecidas (e muitas vezes querida) balinhas – como o nosso vilão Gummy Oswald aqui, podem oferecer riscos à saúde, que compreendem desde cáries ao ganho de peso e, até mesmo, podem sufocar a criança. Explico:

Geralmente estas “guloseimas” são feitas de açúcar refinado, gelatina, xarope de frutose e glicose (na verdade, um xarope de milho rico em frutose); corantes, conservantes, aromatizantes – ingredientes utilizados pela indústria alimentícia que juntos e consumidos com frequência podem causar danos ao organismo. Inclusive, à saúde bucal, pois comer doces também pode ser uma armadilha para desenvolver cáries.

O alto teor de açúcar numa dieta alimentar infantil pode estimular a produção de insulina e, com isso, contribuir para que a criança desenvolva um diabetes tipo 2. Além disso, há o ganho de peso em longo prazo, o que pode levar à um quadro de obesidade infantil, uma questão de saúde pública que deve ser observada com atenção.

O açúcar é um termo genérico para carboidratos cristalizados comestíveis, principalmente sacarose, lactose e frutose. Especificamente, monossacarídeos (são carboidratos não polimerizados) e oligossacarídeos pequenos (fonte de energia para os organismos vivos). A sua principal característica é o sabor adocicado.

Para evitar estes e outros problemas de saúde na infância e, consequentemente, na vida adulta, é preciso rever os hábitos alimentares e evitar produtos como “balas de goma” e outras guloseimas.

Outro ponto a ser levado em refere-se ao fato de que ao consumir determinados alimentos pequenos, como balinhas e outros docinhos, a criança pode engasgar e, assim, obstruir a passagem de ar. É preciso ter cuidado. Em lugar de balinhas, introduza no dia a dia de suas crianças alimentos saudáveis, feitos em casa de preferência, a base de frutas e ingredientes livres destes subterfúgios utilizados para viciar o paladar infantil nas guloseimas.

Veja uma simples forma de gastar as calorias ingeridas em excesso:

OSWALD - Bala de Goma
OSWALD - Bala de Goma

Deixe um comentário!