Twitter response:

Margarino – Margarina

MARGARINO! Um vilão de margarina terrível e seboso!

A margarina é reconhecidamente uma vilã da saúde do organismo, a começar pelo processo de produção. Se você quer conhecer um produto, procure saber como ele é feito antes de chegar às suas mãos. No caso da margarina, além de incluir o uso de produtos químicos para prolongar seu prazo de conservação, e ser submetida a altas temperaturas, que a deixam parcialmente hidrogenada. A dinâmica resulta numa substância rica em um tipo particular de gordura chamado “trans”, insólita na natureza e de efeitos nocivos ao homem.

A indústria alimentícia apresenta inúmeras opções de margarinas “saudáveis”, feitas “especialmente” para reduzir colesterol, entre outros argumentos. Está mais do que na hora de vocês terem consciência de que isso não procede. Costumo chamar a margarina de isopor cremoso, por ser tudo sintético e industrializado. Ela é rica em óleos poli-insaturados, que contribuem com a diminuição na capacidade de aprendizado e crescimento, problemas de peso, danos em fígado, pulmão e órgãos reprodutivos, bem como a distúrbios digestivos, aumento no risco de câncer e, principalmente, a transtornos do metabolismo do colesterol.

Quando me perguntam o que usar em lugar da margarina, respondo que “menos pior” é a manteiga. O organismo reconhece a gordura da manteiga como natural e consegue metabolizá-la, mas por ser um alimento extremamente gordo, rico em gorduras saturadas, colesterol e calorias, é desaconselhável que o consumo seja excessivo.

O ideal é dar preferência à chamada manteiga ghee, que embora não deixe de ser rica em gordura, pode ser uma opção mais pura e menos prejudicial à saúde pra aqueles adeptos da manteiga. Isso porque no seu processo de preparação, os elementos sólidos, toxinas da gordura do leite e lactose são removidos. Assim, ela não contém sal e lactose, não produz fumaça em temperaturas altas, e não necessita de refrigeração. Além de ser a melhor opção para portadores de alergias graves a laticínios.

Veja uma simples forma de gastar as calorias ingeridas em excesso:

Margarino - Um vilão de margarina terrível e seboso
Margarino - Um vilão de margarina terrível e seboso

Deixe um comentário!