Twitter response:

Krako – Bolo de Festa

Grandão e colorido, ele é a atração mais esperada de toda festa de aniversário. Estamos falando do Krako, o bolo de festa colorido, cheio de açúcar e maldade.

Mas por trás dele se escondem vários perigos: açúcar refinado, glúten e lactose, gordura, corantes, essências e recheios industrializados. Um desafio e tanto para o herói Carlos hein! Mas, com certeza, ele vencerá essa batalha.

O açúcar refinado é um os maiores perigos dos bolos de festa, por estar presente desde a massa, até a cobertura. Rico em calorias vazias e pobre em nutrientes é metabolizado rapidamente em glicose. Isso promove picos de insulina, sobrecarregando o Pâncreas, prejudicando a saúde. Outra desvantagem é que ajuda a desenvolver déficit de memória, diabetes, colesterol alto, obesidade, cáries entre outros distúrbios. E ainda pode viciar. Isso mesmo!

As gorduras estão no recheio cremoso, cobertura industrializada (pasta americana, glacê comprado pronto), chantilly, margarina e confeitos. Assim como o açúcar, seu consumo em excesso é prejudicial e tem as mesmas consequências.

Lactose e glúten também são vilões. Em excesso, essa dupla pode causar sensibilização no trato gastrointestinal, desencadeando distúrbios como diarreias, enjoos, gases. E ainda servir de “start” de genes que, até então, estavam inativos, de uma série de doenças autoimunes como Chron, Doença Celíaca por exemplo.

Não podemos esquecer os corantes, conservantes, emulsificantes e outros aditivos químicos usados para aumentar o sabor, cor e durabilidade dos bolos que só intoxicam o organismo.

Mas, o que fazer para proteger as crianças?

Podemos substituir a farinha refinada por tipos mais saudáveis como a feita de amêndoas. A manteiga ghee é uma alternativa à margarina. O recheio e cobertura podem ser feitos com creme de leite funcional, a base de leite de coco orgânico, que tb pode ser usado na massa do bolo. E moderação, sempre!

Com escolhas certas, as crianças podem aproveitar a festa sem prejudicar à saúde.

Até a próxima!

Veja uma simples forma de gastar as calorias ingeridas em excesso:

CARLOS - Pera
CARLOS - Pera

Deixe um comentário!