Twitter response:

Karnak – Suspiro

Grande vilão: O Suspiro

Mais uma vez, o nosso herói Carlinhos enfrentará um grande vilão: o Suspiro Karnak. Não será uma tarefa fácil, mas ele usará de todo o seu conhecimento para vencer esta batalha.
Vamos entender primeiro, quem é esse inimigo.

O suspiro é feito basicamente de açúcar refinado e clara de ovo. O primeiro ingrediente é usado em altas quantidades se comparada às claras, o que acaba tornando irrelevantes os benefícios nutricionais delas. Mas, por que essa “delícia açucarada” pode prejudicar a saúde dos pequeninos?

Mais uma vez o açúcar é o principal responsável. Isso porque ele é pobre em nutrientes, possui alto índice calórico, as chamadas “calorias vazias”, que em nada nutrem o nosso organismo. Ele se transforma rapidamente em glicose, promovendo picos de insulina, que são prejudiciais à saúde.

Além disso, ingerir grandes porções de açúcar aumenta os riscos de desenvolvermos diabetes, colesterol alto, obesidade, gastrite, gordura no fígado e pasmem, déficit de aprendizagem por prejuízos na memória. E isso é o que as crianças menos precisam nesse período tão importante da vida, que é o desenvolvimento motor, neurológico, cognitivo, social e etc.

Outro perigo: o açúcar pode viciar! Sim. Isso é verdade e muito sério. Essa dependência se deve porque o açúcar ajuda na produção de dopamina, hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Aí a criança associa o fato de comer um doce ou sorvete ou chocolate, por exemplo, a algo gostoso, legal e, sem querer ou perceber, aperta o gatilho para um possível “vício”. Outra coisa, a saúde dos dentes também é prejudicada, já que o açúcar provoca cáries. Um sorriso bonito e sem cáries só deixa ainda mais linda a beleza infantil. Não é verdade?!

Viu como um simples suspiro pode ser um grande inimigo?! Mas, e agora? O que fazer? Excluir o uso do açúcar refinado de suas receitas e dar preferência para o de coco ou mascavo, por exemplo, podem ser opções para manter o doce no cardápio das crianças. Ainda assim, o consumo deve ser moderado.

Então, vamos nos atentar as quantidades, investir na qualidade dos alimentos, estimulando a criança a conhecer novos sabores. Afinal, se alimentar bem é tudo de bom!

Veja uma simples forma de gastar as calorias ingeridas em excesso:

KARNAK - Suspiro
KARNAK - Suspiro

Deixe um comentário!