Twitter response:

Jelly Monstro – Geleia

A geleia pode parecer inofensiva e, até mesmo, ter um apelo digamos saudável – se comparado a outros produtos oferecidos pela indústria alimentícia voltada para o paladar das crianças.

Entretanto, o Jelly Monstro não leva este nome à toa. Em sua composição carrega um grande vilão disfarçado de sabor: o açúcar refinado, ingrediente que novamente aparece para tentar atrapalhar o nosso herói Carlos na defesa da alimentação saudável do Juanito. Vamos ajuda-los a vencer mais esta batalha.

Além do açúcar, a geleia – quando industrializada – é feita basicamente de polpa de frutas e vários aditivos químicos como corantes, acidulantes, que ajudam na conservação e gelificantes que agregam a consistência gelatinosa. O açúcar presente na preparação é metabolizado de forma rápida pelo organismo, transformando-se em glicose. Porém, quando seus níveis estão altos na corrente sanguínea, o pâncreas aumenta a produção de insulina, um hormônio responsável pelo aproveitamento da glicose como fonte de energia e essa elevação pode ser prejudicial.

Além disso, é pobre em nutrientes, possui alto índice calórico, as chamadas “calorias vazias”, sem nenhum valor nutricional. Isso aumenta os riscos de desenvolvimento de diabetes, colesterol, obesidade, cáries etc. Açúcar em excesso pode contribuir para um déficit de aprendizagem por prejudicar a memória e não queremos isso para as crianças.

Outra questão: ele pode ser viciante, por contribuir na indução da produção de dopamina, hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Ou seja, a criança passa a associar o sabor do doce a algo prazeroso e isso pode ativar o gatilho para um possível “vício”.

Existem alternativas como preparar a geleia em casa com frutas frescas e excluir o uso do açúcar refinado de suas receitas. Contudo, o consumo ainda deve ser moderado. O excesso de frutose também deve ser evitado.

Investir na qualidade dos alimentos e estimular a criança a conhecer novos sabores é muito importante para que ela possa aprender a fazer boas escolhas.

Veja uma simples forma de gastar as calorias ingeridas em excesso:

JELLY MONSTRO - Geleia
JELLY MONSTRO - Geleia

Deixe um comentário!