Twitter response:

Fritto – Salgado de queijo frito

Presença praticamente garantida em festas, especialmente as infantis, os famosos salgados fritos tem muito mais atributos para serem evitados do que consumidos.

Vamos entender o porquê o “FRITTO” – o ensebado e maligno salgado de queijo frito – um dos mais queridos, representa um risco à saúde.

Frituras e alimentos gordurosos como este podem conter gordura trans, o que altera as taxas de açúcar no sangue.

Comecemos pelo ingrediente que responde pelo processo de cocção, da fritura deste produto: o óleo de cozinha (de milho, canola, girassol etc.). Quando exposto à alta temperatura, a estrutura de suas moléculas sofre alterações e se transforma em gordura trans.

O consumo deste produto, considerado um “antinutriente”, pode aumentar o colesterol e causar problemas cardíacos.

Geralmente são empanados com farinhas que passaram por um processo de refino e perderam qualquer propriedade nutricional, sendo ainda submetidas a processos químicos em seu preparo. Já o recheio, o queijo quente, além de conter lactose – o açúcar do leite, por conta do aquecimento, solta uma gordura que nada agrega ao organismo.

Além de todos estes pontos, há uma questão-chave. Geralmente, a criança não ficará apenas em um “salgadinho frito de queijo”. Ela tende a comer vários. Se uma unidade já traz tantas características nocivas, que dirá consumir algo em quantidade que não tem qualidade?

A própria Organização Mundial da Saúde fez um recente alerta (mais um dos tantos) para o fato de estar aumentando o índice de obesidade infantil. E este, o bolinho frito de queijo, é um dos tipos de alimento que contribui para impactar no paladar da criança e dificultar sua aceitação a comidas de verdade, como legumes, leguminosas, frutas, verduras, grãos etc.

Procurem oferecer como petiscos em festas alimentos assados, caseiros, com ingredientes que tenham qualidade. Pensem nisso! Se não, quem estará “FRITTO” não é só nosso vilão da vez “O ensebado e maligno SALGADO DE QUEIJO FRITO”!

Veja uma simples forma de gastar as calorias ingeridas em excesso:

FRITTO - Salgadinho de queijo frito
FRITTO - Salgadinho de queijo frito

Deixe um comentário!