Twitter response:

Deus do Açúcar – Açúcar

O que dizer do vilão desta semana – o “Deus do açúcar”? Uma batalha e tanto a ser travada pelo nosso herói Carlinhos, mas que com conhecimento e ações estratégicas, certamente alcançará a vitória.

Quando entramos numa guerra o primeiro passo é saber quem é o nosso oponente. Vamos lá: o açúcar branco refinado é um vilão conhecido pelos seus malefícios à saúde do organismo já de longa data.

Além de não ter valor nutricional, devido ao seu processo de refino, o açúcar é digerido instantaneamente pelo organismo o que faz com que os níveis glicêmicos se elevem rapidamente, representando risco ao organismo, por conta do depósito de gordura nas células. Ele pode ocasionar doenças como diabetes e cardiovasculares.

O consumo do açúcar desencadeia um ciclo vicioso de consumo, isso porque a insulina irá ficar alta, o que vai gerar fome e levará você a comer açúcar novamente. Isto fará com que você fique com vontade de comer doces e carboidratos o dia todo.

A infância é um período crucial para a formação do paladar do indivíduo – uma bagagem que ele levará por toda a vida. Poderá mudar ao longo do caminho? Sem dúvida. Mas, aprender de pequeno e aplicar isso no decorrer de sua evolução vale ouro e a saúde agradece!

Como fazer então para vencer a batalha contra o “Deus Açúcar”? Muito se fala em moderação, mas esta não é a melhor saída, sobretudo se estamos falando de alguém que consome outros alimentos que contenham açúcar. Vamos entender: se você usa pouco açúcar, mas bebe duas latas de refrigerante, saiba que a bebida equivale à quase quatro colheres de açúcar.

Aos poucos exclua da alimentação. Observe o que irá oferecer às crianças. Suprima do cardápio, sobretudo, industrializados, biscoitos, balas, bolos doces, iogurtes e outros produtos repletos de açúcar em sua formulação.

Prefira receitas caseiras e como opção ao açúcar refinado, inclua o açúcar de coco ou o mascavo, por exemplo. No caso do Mascavo, mantem a maioria das vitaminas e minerais da cana. Inclusive, a quantidade de nutrientes é maior conforme ele for mais escuro. Já o açúcar de coco é produzido de maneira rústica e sem adição de químicos. E, mesmo estes dois devem ser consumidos com moderação.

Veja uma simples forma de gastar as calorias ingeridas em excesso:

DEUS DO AÇÚCAR - Açúcar
DEUS DO AÇÚCAR - Açúcar

Deixe um comentário!