Twitter response:

Churrelvis – Churros

Churros com doce de leite

As férias chegaram e com tempo livre para as crianças. O que precisamos atentar neste período é que é possível ter diversão e aproveitar, mas sem perder de vista a saúde e qualidade dos alimentos que oferecemos as crianças. Os intervalos entre o almoço e o jantar podem ser críticos se não atentarmos a preparar lanches saudáveis pras crianças.

Um dos doces que muitos gostam – de crianças a adultos diga-se de passagem – é o churros com doce de leite. Vamos compreender porquê buscar outras opções a esta guloseima é necessário.

Em primeiro lugar, os churros são fritos! As frituras estão entre os 10 piores alimentos a serem consumidos.

Isso porque os óleos utilizados nesse processo de fritura se transformam em gordura trans, que o organismo não consegue metabolizar, e além de se acumular na região abdominal, eleva drasticamente os níveis de colesterol ruim e o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, o calor extremo sobre a molécula de gordura produz uma substância cancerígena.

Mas não para por aí. A receita dos churros, obviamente, leva uma carga de açúcar refinado muito grande, e muitos ainda não fazem ideia da gravidade dos problemas que esse pó branco pode causar ao organismo. As revelações recentes que inclusive foram parar na mídia mundial mostram que o açúcar vem sendo associado a doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes.

Seu consumo em excesso pode agravar os riscos de se contrair esses distúrbios, uma vez que ele é um produto altamente calórico e sem nenhum valor nutricional.

Além disso, ainda existe o recheio de doce de leite, que além do açúcar em sua composição, como o próprio nome diz, leva leite, que quando passa pelo processo de industrialização, recebe diversos ingredientes químicos.

Não há dúvida: churros podem ser saborosos, mas são uma bomba para o organismo!

Não vale a pena abrir espaço para doenças somente para saciar uma “vontade”. Existem opções muito mais saudáveis que você mesmo pode preparar, como bolos funcionais, misturas com castanhas e nozes, que não perdem em sabor, as crianças vão gostar e se beneficiar no longo prazo! Aproveite o calor, faça picolés de frutas para as crianças, que tal!?

Veja uma simples forma de gastar as calorias ingeridas em excesso:

Churrelvis - Um vilão para a saúde
Churrelvis - Um vilão para a saúde

 

Clínica Patricia Haiat Sobre Blog

Clínica Patricia Davidson Haiat

Bruna Albuquerque – Nutricionista Materno-Infantil

Veja todos os posts da Clínica Patricia Davidson Haiat, clique aqui.