Twitter response:

Choko Loko – Chocolate Branco

Não se enganem a aparência de bom moço, porque esse vilão é mal de verdade! Estamos falando do chocolate branco. Isso mesmo, aquele que tem um sabor delicioso e derrete na boca. Por trás desta carinha inocente ele nada mais é do que manteiga de cacau, leite em pó e açúcar. Ou seja, uma bomba calórica, rica em gorduras e açúcar que fazem mal para a saúde das crianças. Uma luta e tanto para o nosso herói Carlos hein? Mas ele vai tirar de letra e vencer mais esse vilão!

Para ser considerado chocolate de verdade é necessário que em sua fórmula esteja o cacau. Durante a produção, ele é prensado para se dividir em duas partes: massa do cacau e a manteiga (ou gordura). A partir da parte sólida – massa do cacau – é feito o chocolate preto, e do que sobrou é produzido o chocolate branco.

Levando em consideração o teor nutricional, a manteiga de cacau é pobre em nutrientes e em excesso pode contribuir para o surgimento de quadros de colesterol alto, triglicérides, diabetes, obesidade, cáries entre outros males. Sem contar que açúcar em excesso pode ocasionar picos de insulina que prejudicam o organismo, gordura no fígado e a memória. É de assustar não é?!

Uma curiosidade:

A parte onde se concentra o cacau é rica em minerais como fósforo, cálcio, potássio, cloro, sódio, ferro, magnésio, zinco e cobre, e de vitaminas (A, B1, B2, B3, E). Mas, para fazer o chocolate que conhecemos é acrescida uma grande quantidade de leite, açúcar refinado, emulsificantes, conservantes e outras substâncias que intoxicam o nosso organismo.

Mas o que podemos fazer?

Uma sugestão é preferir os tipos orgânicos, com mais porcentagens de cacau (acima de 70%) e menos teor de açúcar, que preservam as propriedades nutricionais do chocolate com os flavonoides, vitaminas e minerais. Mas atenção para as quantidades, mesmo os escuros, seu consumo deve ser moderado porque ambas as versões possuem altos níveis de gordura.

Outra opção é incentivar as crianças a comerem uma fruta como opção de sobremesa no lugar do chocolate. Assim é mais fácil garantirmos a saúde deles. Vale brincar com as cores e formas de frutas como estrelas de carambola e nuvens de pêra.

Veja uma simples forma de gastar as calorias ingeridas em excesso:

CHOKO LOKO - Chocolate Branco
CHOKO LOKO - Chocolate Branco

Deixe um comentário!