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Almondegone – Almôndegas

Ela é redonda, suculenta e deliciosa. Estamos falando da almôndega. Mas por trás dessa explosão de sabor pode se esconder um grande vilão: o Almondegone cheio de gordura. Mas o nosso herói Carlos está pronto para vencer mais esta batalha.

Geralmente, ela é feita de carne bovina moída, farinha de rosca para dar liga e condimentos. Aqui já devemos ter atenção a estes temperos, que devem ser naturais (cebola, alho por exemplo) e não industrializados, como estes de sachês em pó e cubinhos cheios de conservantes, corantes etc.

No caso da carne sabemos, em muitos casos, são misturadas à ração do gado hormônios para induzir a engorda e crescimento e tudo isso acaba vindo parar no nosso prato. Então, prefira carnes de origem orgânica. Assim, ficamos livres dessa avalanche de produtos que podem intoxicar o nosso organismo.

Outro ponto que pode tornar o Almondegone um inimigo da saúde é a fritura. Geralmente, as almôndegas são fritas em óleo como canola, girassol, soja etc. Estes além de passarem por processos químicos, quando submetidos a altas temperaturas, sofrem oxidação e se transformam em gorduras trans. Isso sem falar que a soja comercializada é, em sua maioria, transgênica.

O óleo da fritura entra no organismo aumentando os níveis de colesterol ruim, o LDL. Isso também contribui para a formação de ateromas nas artérias, principalmente as do coração, aumento de peso e problemas no fígado.

Mas o que podemos fazer para que as crianças possam comer almôndegas sem prejudicar a saúde?!

Ao invés de fritar, que tal fazer a versão assada?! É mais saudável e as crianças também vão adorar! Use temperos naturais, nada de pozinhos, cubinhos ou qualquer coisa industrializada. Outra dica é incrementar as almôndegas com legumes como cenoura, chuchu, couve-flor, por exemplo, que podem ser ralados para elevar ainda mais o teor nutricional do prato. E lembre de pegar leve com o sal. Substitua o refinado, outros mais saudáveis como o Rosa do Himalaia e o Marinho, que são ricos em minerais e contém menos sódio. Em excesso, o sal contribui para o aumento da pressão arterial e retenção hídrica.

A criançada vai adorar e você ainda garante uma alimentação saudável e rica em nutrientes.

Veja uma simples forma de gastar as calorias ingeridas em excesso:

Almondegone - Almôndega
Almondegone - Almôndega

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